Jornal do Barreiro: Vallourec comprova poder transformador do esporte

 

Com seus projetos esportivos, a Empresa faz do esporte um instrumento de sociabilização e construção de valores

Mais de mil crianças e adolescentes do Barreiro e de Contagem são beneficiados pelos projetos esportivos patrocinados pela Vallourec Soluções Tubulares do Brasil. Um deles é o Esporte na Cidade, que conta com o patrocínio da Empresa há mais de seis anos, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Com a iniciativa, gerida pela OSCIP “De Peito Aberto”, a Empresa oferece aulas de iniciação esportiva em várias modalidades para cerca de 370 estudantes de escolas públicas da região. As atividades são realizadas duas vezes por semana nas instituições de ensino beneficiadas.

Enquanto os alunos estão em quadra, o motorista Nery Lopes Siqueira fica por perto assistindo – e às vezes filmando – o filho João Rafael jogar futsal. Por influência dos irmãos mais velhos, o menino de oito anos insistiu para os pais para ingressar no projeto. “O João Rafael entrou há alguns meses e está muito empolgado. Fica ansioso para as aulas, já sai da escola na expectativa. Está sendo muito bom para ele aperfeiçoar suas habilidades e fazer amizades. Moramos no bairro há pouco tempo e não conhecemos muita gente”, destaca Nery, que é morador do bairro Jardim Industrial.

Outro projeto em andamento é o Esporte Cidadão, que está em seu terceiro ciclo, sob gestão do Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (IBEEC). Com recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, a Vallourec oferece aulas gratuitas de futebol e vôlei para 150 crianças e adolescentes da Vila São Paulo, em Contagem (MG). “Nosso objetivo principal não é formar um atleta profissional. O que mais queremos é transmitir valores para a vida e mostrar caminhos para um futuro melhor, contribuindo para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social”, ressalta o educador físico e professor do Esporte Cidadão, Sérgio Silva Soares.

Para a diretora da Escola Virgílio de Mello Franco, Valma Alves da Silva, o projeto possibilitou que a quadra da instituição fosse ocupada de maneira positiva. “O uso adequado do espaço ajudou a mudar um pouco a realidade do nosso entorno. Hoje a quadra é uma referência para a comunidade e eu só tenho a agradecer. O Esporte Cidadão ajuda a manter os jovens afastados da criminalidade e do mundo das drogas”, enfatiza.

BOX: O papel social do esporte

Na entrevista a seguir, o profissional de educação física do Esporte na Cidade, Thales Henrique, destaca a importância da prática esportiva para o desenvolvimento de habilidades físicas e sociais, valores morais e éticos, comportamentos e atitudes.

Quais os benefícios do esporte na formação de crianças e adolescentes?

O esporte é um importante meio de convívio para os alunos. Com a prática esportiva, eles conseguem compreender melhor a lógica de conviver em grupo, valorizar o próximo e agir com respeito, ética e honestidade. É uma oportunidade para formar cidadãos campeões, que vão conviver em sociedade de forma harmoniosa e livre de preconceitos.

O progresso dos alunos dentro e fora do projeto é algo visível para vocês?

Com certeza. Alguns participantes demonstram desde o início facilidade em entender regras e normas. Porém, em alguns casos, precisamos trabalhar o comportamento deles ao longo do projeto, para que entendam os valores que queremos passar. Esse enfoque no social acaba refletindo positivamente no desempenho dos alunos em sala de aula e no ambiente familiar.

Há interação entre os professores e as famílias dos estudantes?

Sim. Muitos pais/responsáveis acompanham as aulas para saber como está o desempenho e comportamento dos filhos. Quando necessário também damos o feedback, com propósito educativo. Essa parceria entre projeto, escola e família é muito importante.

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados