Projetos

Esporte na Cidade

O Esporte na Cidade é desenvolvido por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta fundamentalmente com o patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras locais. Desde a sua criação, o projeto já atendeu mais de quinze mil crianças.

O Esporte na Cidade, projeto mais longevo em execução na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, possui, atualmente, núcleos nas cidades de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Contagem, Brumadinho, Ibirité, Nova Lima, Taquaraçu de Minas, em Minas Gerais, e em Salvador, na Bahia. No projeto são ofertadas aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas como, por exemplo, futebol de campo, basquete e judô para crianças e jovens entre 7 e 17 anos de idade.

Ao longo da história, o projeto já atendeu também os estados de Pernambuco, Mato Grosso e Pará.

Oportunidade Através do Esporte

É um projeto social de desporto educacional que atende 1.100 jovens com idade entre 7 e 17 anos, matriculados e frequentando escola regular de ensino. O Oportunidade Através do Esporte oferece aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas nos estados da Bahia e de Minas Gerais.

Salvador Esporte e Cidadania

O projeto Salvador Esporte e Cidadania é voltado para 150 jovens, entre 7 a 17 anos devidamente matriculados e frequentando escola regular de ensino. O projeto é realizado em Salvador.

Ajudôu

O Projeto Ajudôu é desenvolvido pela De Peito aberto Incentivo a Cultura, Esporte e Lazer, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte desde 2010, com patrocínio de três grandes empresas: Rede Mater Dei, Vallourec e Ibiritermo, além do apoio de prefeituras. São atendidas 400 crianças e adolescentes nas cidades mineiras de Betim, Ibirité e Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte

Esporte na Cidade Norte e Nordeste

Elaborado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Projeto Esporte na Cidade Norte Nordeste tem como objetivo gerar impacto social positivo nas regiões mais carentes do Brasil. Aprovado junto à Secretaria Especial do Esporte, a iniciativa atende crianças e jovens entre 7 e 17 anos de idade com aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas nas cidades de Salvador (BA), Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas e Terra Santa, ambas no Pará.

Taça das Favelas

Etapa estadual do campeonato nacional de futebol de campo intitulado Taça das Favelas, que historicamente é desenvolvido pela rede nacional CUFA – Central Única das Favelas. O projeto Taça das Favelas-BA (Jogador do Futuro) nasceu da parceria técnica entre a CUFA e a De Peito Aberto.

Projeto Ginga

Preservar o Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro com o fomento da prática da capoeira entre crianças e adolescentes é o foco principal do Ginga, um projeto da De Peito Aberto voltado para jovens de 7 a 17 anos devidamente matriculados em escolas de ensino regular. Em seu terceiro ano de execução, atua nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia.

Ocupa Cena

Formar cidadãos por meio do teatro. É com esse objetivo que o projeto Ocupa Cena, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, nasceu. Em fase de captação de recursos, o projeto será realizado na cidade do Rio de Janeiro, onde atenderá crianças e adultos moradores de comunidades. As atividades gratuitas terão visão teatral como forma de autoconhecimento crítico e atuação artística transformadora.

Educar com Cultura

Aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Educar com Cultura objetiva atender crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. Serão oferecidas atividades gratuitas de diferentes vivências culturais, musicais, e rítmicas, e, assim, levar cidadania e diversidade cultural para pessoas em vulnerabilidade social.

Superação

Com o objetivo de levar a prática esportiva a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas nos centros de internação e internação provisória de todo o estado de Minas Gerais, o projeto Superação está em seu nono ano. Aproximadamente 1.280 adolescentes são atendidos mensalmente pelo projeto executado pela De Peito Aberto em parceria com a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais (Sesp).

Trilhando Caminhos

O Trilhando Caminhos é uma iniciativa da Hydro, com apoio da De Peito Aberto, que tem como objetivo oferecer em espaços comunitários e públicos atividades esportivas e culturais como ferramenta de inclusão social para crianças e adolescentes das comunidades de Barcarena.