O sábado será de muito judô no Colégio Batista, em Belo Horizonte. Será realizada na escola a primeira etapa do Campeonato Mineiro Escolar da modalidade. O núcleo de Contagem do Esporte na Cidade, projeto referência na cidade, participará da competição com dez atletas. Os combates do torneio começarão às 10h da manhã.
Durante o evento, o professor Alan da Silva comandará os jovens. O mestre acredita na importância da competição para a formação dos alunos beneficiados. “O Campeonato Estadual Escolar de Judô é uma competição escolar que tem por objetivo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva, assim como os benefícios educacionais e comportamentais inerentes a atividade como: espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina”, analisou.
A equipe do Esporte na Cidade participará do Campeonato Mineiro nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-18. O evento será classificatório para a Seletiva Nacional do Campeonato Pan-Americano e do Combat Games, que será realizado na cidade de Lindóia, interior de São Paulo, no período de 28 de maio a 1º de junho. No entanto, Alan destaca que o foco não será o resultado e, sim, o convívio social. “Nosso primeiro objetivo não e o resultado, mas sim, a disciplina e o comportamento dos alunos durante a participação no evento. A participação nessas competições promove o fortalecimento do Judô no Projeto Esporte na Cidade, além de corresponder às expectativas dos atletas de vivenciar competições e assim explorarem todas as suas potencialidades”, disse.
Esporte na Cidade
Realizado pela De Peito Aberto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto Esporte na Cidade possui núcleos em diversos municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia e Pará, com o patrocínio de grandes empresas. O projeto oferece aulas gratuitas de iniciação esportiva e outras modalidades, para crianças entre 7 e 17 anos, no contraturno escolar e sem nenhum custo aos alunos. Toda a metodologia é desenvolvida por um profissional de educação física contratado pelo projeto.
Com mais de seis anos de atividades, o Esporte na Cidade já atendeu mais de dez mil crianças e adolescentes, contribuindo para a formação social dos jovens, por meio de atividades de desporto educacional.