O projeto Superação, em parceria com a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socieoeducativas (Suase), promoverá nos meses de junho, julho e agosto a 1ª Capacitação Regional para os professores do projeto, diretores, técnicos e seguranças das unidades socioeducativas, em seis cidades do estado de Minas Gerais. O primeiro encontro será no dia 29/06, em Governador Valadares. O município também receberá representantes das unidades de Teófilo Otoni e Ipatinga.
A capacitação será ministrada pelo coordenador metodológico, Sanderson Nascimento, pelos coordenadores técnicos, Leonardo Costa e Fábio Araújo e pela Diretoria de Formação Educacional e Profissional – DFP/Suase. As unidades serão representadas pelo diretor geral, diretor de atendimento, um representante da equipe técnica e um representante de segurança.
O evento marca o início de uma nova concepção metodológica do Superação, como explica o coordenador metodológico, Sanderson Nascimento.
“Com essa nova metodologia, o esporte torna-se um instrumento de intervenção junto ao adolescente infrator. A partir desta concepção, a prática esportiva tornar-se um instrumento de intervenção no que diz respeito à responsabilização, ao cuidado com a saúde, com a alimentação, com o corpo e, sobretudo, com os efeitos que são possíveis recolher nos laços sociais, na relação com a escola, com a família, com a equipe da unidade socioeducativa e com os demais adolescentes”.
O projeto Superação é promovido pela De Peito Aberto, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social desde 2009 e atende, aproximadamente, 1.500 jovens mensalmente.