Terra Santa – A De Peito Aberto (DPA) e Mineração Rio do Norte (MRN) realizaram, na manhã desta quarta-feira, a segunda entrega de uniformes do Esporte na Cidade ano VI, no Ginásio Municipal Bráulio Nelson da Conceição, em Terra Santa, no Pará. O projeto é promovido pela DPA, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e patrocínio da MRN. Ao todo, foram entregues 300 novos kits de uniformes, contendo camisa, calção, meião e tênis aos alunos, sem nenhum custo.
O evento contou com as presenças de Alberto Juliê, gerente de relações comunitárias da MRN, Genilda Cunha, analista de Relações Comunitárias da MRN e Reginaldo Barbosa, secretário de Educação de Terra Santa, Leonardo Costa, coordenador técnico da DPA e Wenceslau Teixeira Júnior, presidente da DPA.
O projeto atua no município há seis anos, proporcionando aos jovens aulas de iniciação esportiva (futsal, handebol, basquete e vôlei). Antes da chegada do Esporte na Cidade, quase não havia iniciativas de desporto efetivas. Hoje, o projeto tornou-se referência no atendimento às crianças e adolescentes da região. As responsáveis por direcionar as atividades são as educadoras físicas Jéssica, Simone e Sara, que, por causa da convivência quase diária, conseguem traçar o perfil dos beneficiados.
“Desde que cheguei à cidade, eu via uma carência muito grande de atividades esportivas e lazer. O projeto veio para oferecer uma oportunidade para os jovens que antes não se tinha aqui. Há um grande engajamento da comunidade e o projeto ajuda diretamente as escolas, por causa da exigência da matrícula, o que diminui a evasão escolar”, explica Simone.
Além da parte coletiva, do convívio e do social, o Esporte na Cidade consegue melhorar, também, a parte motora dos jovens, como avalia a professora. “Como os alunos não tinham nenhuma atividade extraescolar, o projeto contribuiu muito para melhorar a coordenação motora desses alunos. É a visível a diferença de quem participa do projeto para quem não tem uma atividade extra durante o dia”.
Quem é da comunidade também consegue avaliar as melhorias alcançadas pelo projeto na região. Luis Antônio Barbosa Gato, de 19 anos, é ex-aluno do projeto e seu pai, o operador de equipamentos de mineração, Antonio Gato, se orgulha da participação do filho na inciativa. “O projeto proporcionou ao meu filho a prática do vôlei e uma gama de ações que preenchem construtivamente o seu tempo. Fico grato pelo desenvolvimento dele tanto no trabalho em grupo quanto no estilo de vida saudável”.
Além de Terra Santa, o projeto Esporte na Cidade atua em Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Brumadinho (MG), Santa Barbara (MG), Sete Lagoas (MG) e Candeias (BA). Em mais de seis anos de atuação, o projeto já atendeu mais de 10.000 crianças em três estados, contribuindo com o desenvolvimento esportivo e cultural dos jovens que vivem em região de vulnerabilidade social.