A cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, respirou judô nesse sábado. O município sediou a primeira Copa Brumadinho da modalidade. Mais de 500 atletas competiram ao longo do dia na Praça de Eventos local.
Entre os atletas estavam jovens do projeto Esporte na Cidade, referência em Minas Gerais. Ao todo, 101 beneficiados participaram. Sendo 30 do núcleo Brumadinho, 28 do núcleo Contagem e 43 do Barreiro. Todos tiveram direito a transporte, lanches e almoço, de forma gratuita.
O beneficiado, Ruan Pablo, de seis anos, aproveitou muito o sábado de diversão. “Foi muito legal. Gostei de lutar contra outros meninos e de brincar depois que parei de lutar. Também gostei muito da comida que eu ganhei, estava muito gostosa”, disse.
Quem também curtiu o evento foi Adrielle Aparecida, de catorze anos. A jovem está no Esporte na Cidade há mais de um ano e falou sobre as aulas do projeto. “Eu gosto muito de participar das aulas e adorei o evento. Nunca tinha participado de algo assim. Foi minha primeira vez e foi muito legal”, disse a jovem, que mostrou muito força durante as lutas.
“Tenho muita disciplina e para praticar o judô isso é muito importante. Inclusive, me ajudou muito nas aulas na escola também. Minhas notas melhoraram”, comentou.
O projeto é viabilizado através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Os núcleos Brumadinho e Barreiro contam o patrocínio da Vallourec. Já Contagem recebe o patrocínio do Banco CNH e da CNH Industrial.
Esporte na Cidade
Realizado pela De Peito Aberto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto Esporte na Cidade possui núcleos em diversos municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia e Pará, com o patrocínio de grandes empresas. O projeto oferece aulas gratuitas de iniciação esportiva e outras modalidades, para crianças entre 7 e 17 anos, no contraturno escolar e sem nenhum custo aos alunos. Toda a metodologia é desenvolvida por um profissional de educação física contratado pelo projeto.
Com mais de seis anos de atividades, o Esporte na Cidade já atendeu mais de dez mil crianças e adolescentes, contribuindo para a formação social dos jovens, por meio de atividades de desporto educacional.