Os alunos do Esporte na Cidade, projeto referência em Minas Gerais, continuam gerando bons frutos. Desta vez, foi Matheus Henrique Mendes, de apenas 11 anos. O jovem conquistou o título de campeão brasileiro de quoridor, jogo de estratégia e raciocínio lógico. Com a conquista, o atleta viajará para a Grécia, onde disputará o Campeonato Mundial.
Beneficiado no núcleo Contagem, Matheus frequenta as aulas do professor Gabriel Abreu e adora as atividades realizadas no Ginásio do Tropical. Na cidade, o projeto é viabilizado através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Mascarenhas Barbosa Roscoe. “Gosto muito, pois pratico os meus esportes preferidos, consigo ter uma vida saudável e tenho um ótimo professor”, disse Matheus.
A mãe de Matheus, dona Glaciane, acredita que a prática de esportes por parte do filho é um incentivo enorme para a educação e desenvolvimento da criança. “Ele ficou mais ágil em suas tomadas de decisões, tendo tranquilidade em suas atividades diárias em casa, na escola e no projeto. Acredito que todo projeto de atividades que estimulam as crianças a pensar, influenciam na educação dentro de casa, pois existem regras a serem cumpridas, o Matheus absorveu estas regras como um aprendizado a sua educação”, destacou.
Como não poderia ser diferente, Matheus está super ansioso para viajar. Além de conhecer um país diferente, segunda dona Glaciane, o filho realizou um sonho que era disputar o mundial de quoridor. “Desde 2016 que ele almejava ser campeão brasileiro do jogo. Agora, ele coloca como meta ser campeão mundial e está muito ansioso para conhecer a Grécia”, contou.
Quoridor
O tabuleiro do Quoridor é formado por 81 lacunas (9 linhas x 9 colunas). O objetivo deste jogo é, usando um peão, alcançar a linha de partida do adversário e ao mesmo tempo ir bloqueando-o com o auxílio de paredes que vão transformando o tabuleiro num verdadeiro labirinto. Assim, quando é a vez do jogador, ou ele movimenta seu peão, ou troca o movimento por um bloqueador de caminho (que bloqueia duas casas).
Esporte na Cidade
Realizado pela De Peito Aberto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto Esporte na Cidade possui núcleos em diversos municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia e Pará, com o patrocínio de grandes empresas. O projeto oferece aulas gratuitas de iniciação esportiva e outras modalidades, para crianças entre 7 e 17 anos, no contraturno escolar e sem nenhum custo aos alunos. Toda a metodologia é desenvolvida por um profissional de educação física contratado pelo projeto.
Com mais de seis anos de atividades, o Esporte na Cidade já atendeu mais de dez mil crianças e adolescentes, contribuindo para a formação social dos jovens, por meio de atividades de desporto educacional.