A quarta-feira foi diferente para as famílias beneficiadas pelo projeto Esporte na Cidade, no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Realizado pela Organização De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, a iniciativa oferece aulas gratuitas de judô para 80 jovens entre 7 e 17 anos, na Escola Juca Dias. A DPA conta com patrocínio da Iveco por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Nessa quarta-feira, em homenagem ao dia das mães, comemorado no último domingo, as mães dos alunos foram convidadas a subirem ao tatame e participarem da aula. Logo após, foi aberto um espaço para um bate-papo familiar entre os filhos, as mães e os profissionais envolvidos no Esporte na Cidade. O objetivo da atividade foi melhorar a convivência cotidiana, a espiritualidade e o diálogo.
O professor Otávio Maia Fonseca revelou a reação das mães após a conclusão das atividades. “Planejamos essa recepção para as mães neste mês de maio, que é delas. Fiquei muito satisfeito, pois elas adoraram a interação. Eu pude explicar as regras do judô, os princípios, o que é feito com os meninos no dia a dia. O resultado foi tão positivo que elas pedirem até para fazermos mais encontros. Foi uma linda festa não só para elas, como também para os beneficiados, que gostaram muito”, contou.
Para a Rosiana Aparecida Ponteio Silva, mãe do aluno Hugo, a iniciativa chegou para ajudar a população do bairro Cidade de Deus. Segundo ela, o projeto tem ajudado muito ao filho. “Tenho que agradecer muito ao Esporte na Cidade, que veio por meio da De Peito Aberto, aqui para o bairro Cidade de Deus, uma comunidade mais carente. Necessitávamos que alguém trouxesse esporte para cá para nos ajudar. O meu filho mesmo era problemático, respondão. Graças ao judô, ao projeto, ele melhorou muito. Atualmente, consigo conversar de forma bem melhor com ele dentro de casa”, disse.
Quem também apoia o projeto é Lucilene, mãe dos alunos Riquelme e Brenda. Ela acredita que as aulas têm ajudado os filhos na disciplina e até mesmo no ambiente escolar. “Quero agradecer ao projeto Esporte na Cidade, que é executado no bairro Cidade de Deus. Meu filho era muito problemático e, através do judô, se tornou melhor. Agora mesmo, acabei de chegar da reunião da escola dele e só tive elogios sobre ele, que passou a ter limites e ser muito mais educado. O projeto está ótimo para a nossa comunidade, que precisa desse apoio para desenvolver as crianças”, declarou.
A ação de dia das mães foi realizada pelo Esporte na Cidade em parceria com a Cooperação para o Desenvolvimento da Morada Humana – CDM, instituição que apoia a realização do projeto. Além das aulas, a iniciativa, referência na região, contrata e capacita um profissional de educação física para orientar os alunos. Os materiais esportivos utilizados nas atividades também são cedidos pelo projeto, que não cobra nada para a participação dos alunos nas aulas.
Com mais de sete anos de atividades, o Esporte na Cidade já atendeu mais de doze mil crianças e adolescentes em diversas regiões do Brasil, contribuindo para a formação social dos jovens, por meio de atividades de desporto educacional.