Cerca de 90 crianças, de 7 a 17 anos, participantes do projeto Esporte na Cidade, promovido pela organização social De Peito Aberto, realizaram um sonho nesta quinta-feira (27): treinar em um grande estádio de futebol. A experiência aconteceu na Arena Independência, em Belo Horizonte, com jovens talentos da cidade de Taquaraçu de Minas.
O Esporte na Cidade atende 100 crianças no município localizado na região metropolitana da capital mineira. Desenvolvido há 11 anos por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras locais, o projeto realiza atividades em escolas públicas e espaços esportivos para a iniciação de crianças em modalidades como basquete, judô, vôlei e futebol, entre outras. Ao todo, mais de 50 mil alunos em situação de vulnerabilidade social já foram impactados.
Apesar de Taquaraçu de Minas ficar a pouco mais de 50km do Independência, conhecer o local era um sonho distante para quase todos os presentes na visita. Para a grande maioria, esta foi a primeira vez em um estádio, ainda mais valiosa com a oportunidade de treinar no gramado que já presenciou conquistas históricas.
“Para mim, foi muito incrível. Como sou goleiro, tive um treinamento específico para aprimorar as minhas habilidades, além de conhecer todo o estádio”, contou Pedro Cesar, de 17 anos. Atleticano, ele esteve pela primeira vez no exato local em que seu grande ídolo fez história. “Meu time teve muitas glórias aqui. Estar debaixo das traves em que o Vitor salvou o Atlético naquele pênalti contra o Tijuana é muito emocionante”, disse, lembrando a defesa do ex-goleiro do Galo nos acréscimos das quartas de final da Copa Libertadores de 2013, conquistada pelo clube mineiro.
Também estreante na Arena, Ana Clara, de 16 anos, conheceu um estádio justamente no momento em que o futebol feminino vive grande evidência, com a disputa da Copa do Mundo. “É a minha primeira vez e está sendo perfeita. É muito significante para todos e tenho certeza que cada um aqui amou”, afirmou.
A visita foi acompanhada pelo prefeito de Taquaraçu de Minas, Marcílio Bezerra, que destacou o impacto que o Esporte na Cidade vem provocando na comunidade local. O projeto conta com o apoio da Prefeitura e o patrocínio da D’Granel Transportes. “É extraordinário. Eu vejo como cresceu o interesse pelo esporte e, principalmente, reforçou a questão educacional. O esporte promove educação e respeito. Isso foi muito surpreendente no nosso município”, disse. Em Taquaraçu de Minas, o Esporte na Cidade é patrocinado pela D’Granel Transportes.
Atividades dão vida ao estádio
A De Peito Aberto vem ajudando a manter a Arena Independência ativa nos dias sem jogos. Além de organizar visitas como a desta quinta, a instituição mantém, em parceria com a Arena, um núcleo do Esporte da Cidade no estádio, voltado exclusivamente para meninas de 7 a 17 anos.
Para o gerente de operações e segurança da Arena Independência, Hélber Gurgel, a presença das crianças no dia a dia adiciona mais um importante papel social ao estádio. “Quando a gente vê um estádio no dia de uma grande partida de futebol, não imagina que isso aqui tenha vida durante a semana. Quando essas crianças chegam, elas trazem alegria, é muito bom. O projeto é maravilhoso, a gente está acompanhando já há bastante tempo. Eu acredito realmente no projeto e vejo o resultado dele”, afirmou.
Coordenador técnico da De Peito Aberto, Leonardo Costa sabe bem o impacto que uma ação como esta tem sobre os alunos do projeto. “Não tem preço proporcionar um momento desse para muitas crianças em situação de vulnerabilidade social, em que a grande maioria nunca colocou os pés dentro de um estádio de futebol. Realizar o sonho dessa garotada é motivo de muito orgulho e alegria para a gente da De Peito Aberto.”
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Além do Esporte na Cidade, a DPA tem outros projetos espalhados pelo Brasil. Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate e Breaking Olímpico são alguns deles, também são viabilizados com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com a ajuda de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Braskem, Iveco, Grupo CNH, Tecnobank, White Martins, MRN e Vale, entre outros.
Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que, nos próximos anos, pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. A DPA possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).