Projeto Ginga realiza série de batizados para encerrar primeiro ano de atividade

O projeto Ginga De Peito Aberto realizou uma série de batizados, no final da semana passada. As atividades encerraram o primeiro ano do projeto, que ensinou a arte da capoeira gratuitamente a cerca de mil alunos da rede pública municipal de Salvador.

Os eventos contaram com a presença de autoridades e patrocinadores e foram realizados nas instituições:  Escolab da Boca do Rio, na sexta-feira (25), e evento na Escolab de Coutos, no sábado (26).

Com duração de um ano, o projeto “Ginga De Peito Aberto” é realizado através da Lei Rouanet com o patrocínio da Cielo e Cateno, sob a gestão da organização De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer (DPA), e parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed).

 

O projeto – O projeto atendeu alunos de 7 a 17 anos, oferecendo aulas de capoeira no contra turno escolar durante às segundas, quartas e sextas-feiras. A iniciativa garantiu aos beneficiados todo material para a prática da atividade, como calça, camisa, sandálias, berimbaus, atabaques e pandeiros, além de contratar coordenadores, professores e auxiliares para o ensinamento da didática educacional e pedagógica.

 

Batizado – O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, em que alunos novos recebem sua primeira corda e a partir de então podem passar para graduações superiores. Em algumas ocasiões, podem-se ver formados e professores recebendo graduações avançadas, momento considerado honroso para o capoeirista. O batizado parte ao comando do capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Normalmente, o jogo termina com a queda do aluno, momento em que é considerado batizado, mas o capoeirista formado pode julgar a queda desnecessária. No caso de alunos mais avançados, o jogo poderá ser com mais de um formando, ou até mesmo com todos os formandos presentes, para as graduações avançadas.

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados