Projeto Esporte na Cidade transforma vida de jovens em Terra Santa, no Pará

O Projeto Esporte na Cidade já faz parte da cultura da população de Terra Santa, município localizado na região do Baixo Amazonas, no estado do Pará. A iniciativa está presente na cidade há oito anos, e tem transformado a vida de milhares de jovens.

 

Atualmente, o Esporte na Cidade, projeto referência na região, atende 300 alunos em Terra Santa. A iniciativa oferece aulas gratuitas de iniciação esportiva (futsal, handebol, basquete e vôlei) na Escola Edmara Cunha Carvalho. A diretora da instituição de ensino, Rosicléia Pessoa, elogiou a atuação do projeto.

 

“Os alunos que participam do Esporte na Cidade têm diversos diferenciais. Eles são mais disciplinados, participativos. Isso reflete também no comportamento dos pais, que se tornam mais comprometidos. Os alunos procuram ser mais ativos e mais participativos. O desempenho disciplinar é muito mais positivo. Já que quando não estão na escola, estão nas aulas do projeto e sempre em processo de aprendizagem. A postura dentro da escola é bem melhor. Os beneficiados pela iniciativa são mais respeitosos, mais disciplinados. O Esporte na Cidade tem uma participação muito positiva na vida deles”, analisou.

 

Os resultados da união entre prática de esportes e educação podem ser sentidos no cotidiano de Terra Santa. De acordo com Rosicléia, já ocorreram casos em que alguns jovens estavam com comportamentos irregulares, mas que melhoraram muito após frequentar as aulas do Esporte na Cidade.

 

“No ano passado tivemos um aluno que apresentou comportamentos de desvio de conduta. Porém, como ele participa do Esporte na Cidade, conseguimos mudar isso. Resgatamos ele. Era um garoto muito problemático envolvido até mesmo em casos de furtos. Esse resgate ocorreu através do Esporte na Cidade. Para mim, foi uma experiência que mostrou como o esporte é fundamental na vida das crianças. Fiquei muito feliz com essa mudança de comportamento”, revelou.

Uma das metas do projeto é auxiliar na educação dos beneficiados. Para atingir esse objetivo, o Esporte na Cidade cria um ambiente sem preconceitos. Para Rosicléia esse é um dos diferenciais da iniciativa. “O Esporte na Cidade atende todo mundo que quer participar das aulas. Isso é muito importante. Não existe descriminação dentro do projeto. Observo muito isso. Faço votos para que o Esporte na Cidade siga por muitos anos aqui em Terra Santa”, disse.

 

O projeto Esporte na Cidade é realizado pela Organização De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, e conta com o patrocínio da Mineração Rio do Norte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

 

Com mais de sete anos de atividades, o Esporte na Cidade já atendeu mais de doze mil crianças e adolescentes em diversas regiões do Brasil, contribuindo para a formação social dos jovens, por meio de atividades de desporto educacional.

 

Entrega de materiais

O Projeto Esporte na Cidade é realizado em ciclos de 12 meses. Dentro desse período, todos os alunos matriculados recebem, duas vezes gratuitamente, kits de materiais esportivos para a prática das modalidades ofertadas. A segunda entrega para os beneficiados de Terra Santa foi realizada nessa quarta-feira , e contou com a presença do Secretário de Educação de Terra Santa, Reginaldo Barbosa Gentil. Os jovens receberam camisa, short e meião do projeto.

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados