Educa Skate

Para transformar vidas, maior projeto de skate da Bahia está apto para captação de recursos

Os jovens baianos já podem comemorar. É o que o projeto Educa Skate está aprovado e apto para captação na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa pretende atender 250 alunos entre 7 e 17 anos de idade com aulas gratuitas de skate.

As aulas do Educa Skate serão ministradas por profissionais especializados na modalidade. Além disso, os futuros alunos receberão uniformes completos para utilização durante as atividades. A iniciativa também cederá o skate e os materiais de proteção pessoal para os alunos.

Para o baiano Henderson Aires, de 38 anos, praticante da modalidade desde 1998, sendo profissional desde 2005, o Educa Skate tem tudo para modificar para melhor a vida dos futuros beneficiados. Segundo o atleta, o skate tem o poder de trabalhar habilidades físicas e também mentais dos jovens. Para além, Aires acredita no poder transformador do esporte.

“A importância de um projeto como esse é muito grande para o crescimento de todas as crianças e adolescentes envolvidos. Pois além de ter o aprendizado esportivo, temos o lado educacional que o skate trás, trabalhando a parte de equilíbrio físico e emocional, a coordenação motora, a atenção, a concentração e diversos outros aspectos que esse esporte trás, que irá ajudar diretamente no dia a dia desses jovens. Certamente, todo esse conjunto irá fazer a diferença positiva no crescimento deles como cidadãos. Eu sou prova viva disso, e da mudança que o Skate fez em minha vida, pois vim de um bairro de periferia: Itinga, em Lauro de Freitas. Através do Skate conheci todo Brasil, e me tornei campeão Baiano e um atleta profissional. Tenho certeza que esse projeto irá mudar a vida de muitas famílias na Bahia”, analisou.

Com o objetivo de aumentar o acesso à prática do skate, como complemento educacional, às crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino, o Educa Skate precisa captar cerca de 1 milhão de reais para sair do papel e ir para as ruas. Podem patrocinar o projeto, empresas com lucro real por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Lei Federal de Incentivo ao Esporte

A Lei nº 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) –, como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. Atualmente, uma empresa pode doar 1% do valor devido do IRPF.

No entanto, a lei está próxima de ser alterada. Com a modificação, que deve valer a partir de 2023, cada empresa poderá doar 2% do valor devido do IRPF.

 

Visite o Instagram da DPA

Saiba mais sobre os projetos da DPA

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados

Pular para o conteúdo