Sete Lagoas – 06 de setembro. Contribuir com a formação social de crianças e adolescentes é o principal objetivo do projeto Esporte na Cidade, que está no sexto ano de atuação em Sete Lagoas. Na cidade, a iniciativa é realizada pela De Peito Aberto- Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer (DPA), por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e patrocínio da Iveco. Por meio da prática esportiva, diversos valores são inseridos às crianças e aos adolescentes de 7 a 17 anos, como respeito, disciplina e coletividade.
Em Sete Lagoas, as aulas do Esporte na Cidade acontecem na Escola Municipal Juca Dias, no Bairro Cidade de Deus – área de vulnerabilidade social no município. Os alunos participam de aulas de iniciação esportiva (futsal, handebol e vôlei) no contraturno escolar, com as atividades sendo realizadas duas vezes por semana.
De acordo com o coordenador técnico do Esporte na Cidade, Fábio Araújo, o projeto chegou ao município para complementar as ações esportivas já oferecidas. “O projeto é, sem nenhuma dúvida, a única oportunidade de contato destas crianças e adolescentes com uma atividade orientada e de alto nível”, explica.
Para Sônia Valadares, vice-diretora da escola, o Esporte na Cidade consegue cumprir bem o objetivo de auxiliar os alunos no processo escolar. “O projeto tem uma boa aceitação na escola. Todos os alunos gostam bastante de participar e a iniciativa ajuda a mantê-los na escola por mais tempo e também incentiva um melhor rendimento e participação nas aulas, para, assim, continuarem frequentando as aulas extras de esporte, que acabam sendo uma referência”, analisa.
Para participar do Esporte na Cidade, basta que o aluno esteja regularmente matriculado e frequente na rede de ensino. As aulas são oferecidas gratuitamente, assim como os uniformes (camisa, calção, meia e tênis) e materiais esportivos. Além de Sete Lagoas, o projeto atende as cidades de Belo Horizonte (Barreiro), Contagem, Brumadinho, Sabará, Candeias (BA) e Terra Santa (PA).