Em março, crianças e adolescentes de cidades mineiras receberão festivais com diferentes modalidades esportivas. Em atividade desde setembro do ano passado, o “Esporte na Cidade”, projeto idealizado e coordenado pela organizacional social De Peito Aberto (DPA), promove oficinas e festivais de Judô, basquete, handebol, futsal e futebol de campo.
Os eventos são abertos para todas as crianças e adolescentes matriculadas em qualquer instituição de ensino, de preferência escolas públicas. Em 16 anos de atuação, a De Peito Aberto já beneficiou mais de 50 mil pessoas com ações esportivas que proporcionam diversão e interação social.
No município de Ibirité, no campo do Aparecida, a organização social irá realizar o Festival de Campo (futebol). Em Belo Horizonte, na região de Barreiro, além do Festival de Esportes com diferentes modalidades como Judô e basquete, serão realizadas oficinas temáticas com temas como meio-ambiente, sustentabilidade e saúde. As oficinas também serão realizadas nas cidades de Brumadinho e Taquaraçu de Minas. Em Nova Lima, acontecem apresentações sobre Capoeira e Percussão.
Para Wenceslau Madeira, diretor e co-fundador da De Peito Aberto, as atividades são estímulos para que crianças e adolescentes sejam integrados a alguma modalidade esportiva. “Nesses onze anos de ‘Esporte na Cidade’, já tivemos resultados incríveis, como alunos que fizeram do esporte sua profissão”.
O objetivo da DPA é inserir o projeto no calendário de outras cidades mineiras. “Não pretendemos chegar, fazer e ir embora, queremos levar esporte e cultura para todos os cantos do Brasil”, explica Madeira, que pretende dobrar o número de crianças e adolescentes atendidas nos próximos dois anos.
Apoiadora do Projeto, a CNH Industrial acredita no esporte como um grande aliado do fortalecimento da educação no País. “Sabemos que a prática esportiva, seja qual for a modalidade, apresenta novas possibilidades para os beneficiários, oferecendo um legado para formação de valores, foco e disciplina”, explica Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH Industrial para a América Latina.
O Esporte na Cidade é desenvolvido por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com o patrocínio de apoio de prefeituras locais e de grandes empresas como a CNH, Vallourec, Iveco, Tecnobank e D’granel.
Para mais informações, acesse: depeitoaberto.com.br/
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados.
Com mais de 15 de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 50 mil crianças e adolescentes. Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Trilhando Caminhos, Ajudôu, Superação, Educa Surf, Educa Skate, Breaking Olímpico e Esporte na Cidade são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles MBR, Iveco, Itaú, Rede, SporTV e Pirelli.
Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
A instituição possuí mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).