A tarde de quinta-feira foi de muita alegria e felicidade para os alunos do Esporte na Cidade, no núcleo Barreiro. Os beneficiados receberam kits completos (camisa, short, meião e tênis), de forma gratuita, para usarem durante as aulas do projeto. Executado pela De Peito Aberto – Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, o projeto conta com patrocínio da Vallourec, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Cerca de 20 alunos foram agraciados com os kits do Esporte na Cidade, projeto que está em seu sétimo ano. O professor Thales Henrique, que acompanhou a entrega dos materiais, afirmou que o projeto é uma referência para as crianças. Segundo o profissional de educação física, os alunos, além da atividade física, que é importante para a saúde, durante as aulas têm a oportunidade de trabalhar em equipe e desenvolver a noção de sociedade.
“Os meninos que são antigos no Esporte na Cidade já sabem como o projeto funciona. Eles têm uma linha de raciocínio mais evoluído em relação à quando entraram. Essas crianças já agem com mais respeito, agem como cidadãs. Tentamos fazer um trabalho mais psicológico com as que entram para termos esse controle. Temos na, grande maioria, alunos com comportamento bastante adequado. Por se tratar de esporte, os próprios beneficiados criam uma noção de companheirismo, de trabalho em equipe durante as aulas. Claro que nem todos são assim. Porém, os que chegam com comportamento mais agressivo, sempre tentamos conversar para melhorar. Acaba que o Esporte na Cidade passa a ser uma referência na vida dos meninos. As aulas são um momento ímpar, que eles esperam bastante”, revelou.
Esporte na Cidade
Realizado pela De Peito Aberto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto Esporte na Cidade possui núcleos em diversos municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia e Pará, com o patrocínio de grandes empresas. O projeto oferece aulas gratuitas de iniciação esportiva e outras modalidades, para crianças entre 7 e 17 anos, no contraturno escolar e sem nenhum custo aos alunos. Toda a metodologia é desenvolvida por um profissional de educação física contratado pelo projeto.
Com mais de seis anos de atividades, o Esporte na Cidade já atendeu mais de dez mil crianças e adolescentes, contribuindo para a formação social dos jovens, por meio de atividades de desporto educacional.