O projeto Esporte na Cidade, referência no Pará, proporciona aulas de iniciação esportiva no município de Terra Santa para 400 beneficiados. Além das atividades nas quadras e ginásios, o projeto gera qualidade de vida aos alunos.
Por exemplo, os beneficiados passaram, nessa semana, por avaliações físicas. Foram medidos peso, altura, IMC, entre outros dados físicos dos alunos. A professora Simone Rêgo explicou a importância dos testes.
“A avaliação física é importante para o professor verificar o desenvolvimento motor e físico dos alunos. Especificamente, nos testes físicos que executamos. A avaliação mensura algumas capacidades físicas como força de membros inferiores e superiores, coordenação motora e agilidade. Mensura também peso, altura e IMC para verificarmos o desenvolvimento físico dos alunos”, explicou a professora, que concluiu.
“É importante para o aluno perceber o seu desenvolvimento e valorizar o trabalho que é desenvolvido em prol disso. É um benefício pra eles. Para o professor é importante para orientar o seu trabalho e verificar onde precisa trabalhar mais, qual capacidade precisa estimular mais no aluno”, disse.
Em Terra Santa, o Esporte na Cidade é realizado Ginásio Poliesportivo Bráulio Nelson da Conceição e na Escola Municipal Edmara Cunha de Carvalho e conta com o patrocínio da Mineradora Rio do Norte e da Cielo, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. As aulas de iniciação esportiva no ginásio são realizadas de segunda a quintas-feira em horários diversos para atender as diversas turmas que treinam nos locais.