A reinvenção é sempre um desafio. A DPA precisou se superar para avançar, crescer e seguir atendendo os alunos durante o isolamento social provocado pelo novo Coronavírus. Com a suspensão das aulas escolares e também de projetos esportivos voltados para crianças e adolescentes no mês de março, a De Peito Aberto migrou seu método de trabalho para o mundo virtual.
Logo em março, nas primeiras semanas de isolamento, a DPA mobilizou a equipe de professores para a gravação de aulas e atividades para serem disponibilizadas de forma online: nascia o projeto DPA em casa. É o que conta Wenscelau Madeira, diretor-presidente, da De Peito Aberto.
“Assim que ficamos impossibilitados de levar educação para os campos, as quadras e os tatames, pensamos que tínhamos que atingir nossos alunos de alguma forma. Em home-office, nossa equipe administrativa e técnica chegou à conclusão que o caminho passava pelo mundo digital. Mobilizamos a equipe de professores para a criação de conteúdo de aula em formato de vídeo. Dessa forma, passamos a abastecer nossas redes sociais – Instagram, Youtube, Facebook e Twitter – e também os grupos de Whatsapp dos projetos com esses materiais. O que não podíamos, de maneira alguma, é deixar de transmitir conhecimento e gerar impacto social positivo”, conta Wenceslau.
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Com o passar dos dias e a possibilidade cada vez mais remota de um breve retorno à normalidade, o DPA em casa precisou, aos poucos, ser remodelado. “Se no início tínhamos apenas as aulas em formato de vídeo, logo passamos a incluir também atividades lúdicas e divertidas como jogo dos 7 erros, desafios, jogo de perguntas dentro do storie do Instagram e também conteúdos teóricos em formato de texto”, revela.
A estratégia se mostrou acertada. A Organização Social teve um salto no número de curtidas e interações no Instagram. A somatória de aulas mais conteúdos interativos fez a DPA atingir o pico de mais quinze mil visualizações na rede social.
Aula on-line
Manter crianças e jovens empenhados em atividades virtuais não é tarefa fácil. A DPA precisou dar mais um passo. Em maio, foi lançado o projeto de aula on-line via aplicativos de reunião. A medida se mostrou acertada. Com alunos de vários cantos do país interagindo ao vivo com seus respectivos professores.
Porém, com o avanço da aula on-line foi possível detectar que parte dos alunos não tinha condição ideal de acesso à internet. Grande parte não possui aparelho celular próprio, enquanto outra parte nem mesmo tem uma conexão para ficar ligado durante cerca de uma hora para assistir todo o conteúdo da aula.
Dessa forma, a DPA estudou e implementou, em junho, a complementação da aula on-line. A partir do mês citado, além dos encontros ao vivo, os alunos também passaram a receber atividades específicas no Whatsaap para poderem fazer no horário que for melhor para eles. Essas atividades também ficam disponibilizadas nas redes sociais da DPA.