A terça-feira foi marcada por um momento muito especial para os alunos do Projeto Ajudôu, no bairro Cabeceiras, em Nova Lima (MG). Após tempo de dedicação e estudos, os jovens que cumpriram os requisitos necessários trocaram de faixa no judô. A cerimônia foi realizada na Associação do bairro Cabeceiras e contou com a presença de diversos pais de alunos.
Entre os critérios analisados estão comportamento dentro e fora dos tatames, demonstrando disciplina, autocontrole e respeito por todos. Também são avaliados o conhecimento teórico e o conhecimento prático. Para comprovação, os judocas são submetidos a provas escritas e também são orientados a demonstrar os conhecimentos dentro do tatame.
As aulas do projeto acontecem duas vezes por semana sempre no contraturno escolar. O objetivo é que as atividades esportivas não interfiram no rendimento escolar do aluno. Participam do Ajudôu 100 meninos e meninas com idade entre 7 e 17 anos, desde que matriculados e frequentes na rede de ensino.
Em Nova Lima, o Projeto Ajudôu é realizado pelo De Peito Aberto (DPA) por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Vallourec e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Lima.