Alunos de 11 Unidades Socioeducativas participam da 7ª Olimpíada do projeto Superação

Abertura
Alunos perfilados para a execução do Hino Nacional Crédito: Bruno Menezes/Divulgação DPA

Ribeirão das Neves – 09 de novembro. A De Peito  Aberto – Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer (DPA), em parceria com a Subsecretaria  de Atendimento às Medidas Socioeducativas – Órgão ligado à Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais – realizou na tarde da última quarta-feira (09/11), a abertura da 7ª Olimpíada do projeto Superação. Alunos de 11 unidades socioeducativas, situadas em Belo Horizonte e na Região Metropolitana (RMBH), participaram do primeiro dia de competição, no Centro Socioeducativo Justinópolis.

Na cerimônia de abertura, as equipes ouviram o hino nacional e conheceram as regras dos jogos. Ao todo, cinco modalidades foram disputadas: tênis de mesa, badminton, peteca, xadrez e basquete street ball. Outras duas – Futsal e Handball –  serão disputadas até o início de dezembro.

Para o presidente da DPA, Wenceslau Madeira Teixeira, o esporte é um dos pilares para a reinserção dos adolescentes na sociedade. “A DPA acredita que o esporte agregado à educação e ao convívio social é o maior fomentador da recuperação e ressocialização desses jovens. Por isso, o incentivo ao esporte a partir das olimpíadas e de outras atividades é tão importante”, explicou.

Xadrez
Alunos concentrados na partida de xadrez Crédito: Bruno Menezes/Divulgação DPA

Além da reinserção na sociedade, o projeto Superação, criado em 2009, também tem o objetivo de promover a saúde e intervir, a partir de uma nova metodologia, no cumprimento da medida socioeducativa dos adolescentes.

“Estamos implantando uma nova metodologia no projeto. De forma que o professor participe dos estudos de caso. Com este dispositivo, podemos recolher o que acontece nas oficinas do Superação agregando ao estudo de caso e ao mesmo tempo instrumentalizando nossa intervenção com o adolescente na medida em que passamos a conhecer, um pouco mais, o adolescente no caso a caso. É neste sentido que a participação do adolescente em nossa oficina pode retornar sobre ele mesmo e produzir efeitos que deverão ser trabalhados, em conjunto, por toda a comunidade socioeducativa”, pontuou o coordenador metodológico do projeto Superação, Sanderson Nascimento.

Além das equipes vencedoras em cada modalidade, a 7ª Olimpíada do Projeto Superação vai premiar também as Unidades Socioeducativas com melhor desempenho na classificação geral e os destaques como: melhores em quadra, artilheiros, entre outros. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 5 de dezembro, às 12h, na Cidade Administrativa.

Expansão

Por meio de um convênio com o Governo do Estado, o projeto Superação promove, semanalmente, a prática de esportes em todas as Unidades Socioeducativas de Internação do Estado de Minas Gerais. Uma das ambições é fazer com que as unidades do interior também participem das olimpíadas, como explica a diretora de formação profissional e educacional da Suase, Poliane Silva.

“O projeto está presente em todas as unidades do Estado, porém a olimpíada é realizada apenas com as unidades de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. Esse ano nós fizemos uma tentativa de trazer todo o Estado, mas ainda não foi possível. Entretanto, no próximo ano, nós iremos nos dedicar para que possamos realizar a competição com todas elas”, afirmou.

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados

Pular para o conteúdo