Veja 8 motivos para a prática de esporte na infância

Veja 8 motivos para a prática de esporte na infância

 

Olá pessoal, tudo bem? Hoje no blog da DPA vamos mostrar 8 motivos para a prática esportiva na infância. Todos sabemos que a prática de esporte na infância é sempre recomendável, mas nem sempre conhecemos os motivos que fazem da prática de exercícios um dos pilares para uma vida saudável.

 

Então, não vamos perder mais tempo e chegou a hora de aprender. Leia o texto até o final e saiba por que o esporte é tão importante para as crianças.

 

  1. Desenvolve a coordenação motora

 

O desenvolvimento motor deve ser trabalhado desde a primeira infância. Pois é a partir daí que a criança se sentirá confortável e confiante para explorar o mundo ao seu redor. Dessa forma, os esportes são fundamentais e auxiliam muito para a consciência corporal. A longo prazo, esses são grandes benefícios para um desenvolvimento saudável da criança.

 

  1. Esporte na infância: incorpora hábitos saudáveis

 

É na infância que desenvolvemos grande parte dos hábitos que levaremos para a vida toda. Dessa forma, desenvolver uma relação de afeto com as atividades físicas é de muito importância para a criança não se tornar um adulto sedentário. É sempre bom lembrar que, em qualquer fase da vida, a prática esportiva evita doenças como, por exemplo, a obesidade.

 

  1. Estimula a convivência em grupo

 

Apesar de nem todas as modalidades esportivas serem disputadas em grupos, o esporte é uma boa forma para o desenvolvimento do espírito de equipe. Já que a prática esportiva estimula a integração infantil, a autoestima, a convivência em grupo, e até mesmo características de liderança.

 

  1. Aprimora a cognição

 

A prática esportiva desenvolve a agilidade do raciocínio. Ademais, isso ocorre pelo fato da atividade física exigir tomadas rápidas de decisão. O esporte também estimula a utilizar o corpo em vários movimentos ao mesmo tempo.

 

  1. Esporte na infância: respeito às regras

 

Toda modalidade esportiva tem regras. Dessa maneira, as crianças aprendem desde cedo a lidar com as normas e as respeitá-las. Ainda mais, se a modalidade for coletiva, a criança entenderá também o respeito as hierarquias, já que conviverá com técnico, capitão e outras lideranças da equipe.

 

  1. Combate a obesidade infantil

 

A obesidade infantil está ligada, além da má alimentação, à falta de gasto de energia. Portanto, a prática esportiva regular fará a criança gastar energia e assim evitar o sedentarismo. Inclusive, a OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que as crianças façam, ao menos, uma hora de exercícios por dia.

 

  1. Diminui o risco de doenças mentais

A prática de atividades físicas libera uma série de hormônios ligados ao bem-estar. Dessa maneira, o esporte na infância pode, por exemplo, evitar depressão e ansiedade na vida adulta.

 

  1. Prepara para lidar com as frustrações

Todos sabemos que a vida não é feita apenas de vitórias. No esporte não é diferente. Dessa forma, a prática de esporte na infância, ensinará a criança a lidar com as frustrações futuras.

 

Você já conhece a Lei Federal de Incentivo ao Esporte? Clique aqui e saiba tudo sobre essa lei que facilita o acesso ao esporte na infância.

 

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados