Parte da Cultura de Terra Santa, o Projeto Esporte na Cidade deu início a um novo ciclo de atividades no município. Nessa nova etapa, a décima terceira na cidade paraense, a iniciativa beneficia 150 alunos entre 7 e 17 anos de idade com atividades esportivas gratuitas no Ginásio Bráulio Nelson da Conceição. As aulas são realizadas duas vezes por semana sempre no contraturno escolar.
Nesta segunda-feira, dia 04/12, foi realizado o lançamento do novo ciclo do projeto. O evento contou com as presenças de Norma Pantoja Coelho, Secretária de Governo de Terra Santa, de Osvaldino Lima de Sousa, promotor de Justiça de Terra Santa e Faro, de Zuleide Maria Pessoa Albuquerque, primeira dama, representante do Prefeito Odair José Farias Albuquerque, de Joílson Mota Oliveira, Secretário de Desporto e Lazer de Terra Santa, de Reginaldo Barbosa Gentil, Secretário de Educação de Terra Santa, de Jonas Pessoa, Secretário de Meio Ambiente de Terra Santa, de Bianca Bentes, Analista de Relações Comunitárias da MRM, de Leonardo Costa, Coordenador Técnico da De Peito Aberto e da professora do Esporte na Cidade, Simone Rego.
Durante o lançamento do projeto, os alunos matriculados receberam gratuitamente kit de materiais para utilização nas atividades do projeto. Foram entregues camisa, short, meião e calçado para todos os beneficiários. Para o diretor presidente da De Peito Aberto, Wenceslau Madeira, o Esporte na Cidade é um movimento permanente em Terra Santa. “São muitos anos levando esporte, educação e lazer orientado para crianças e jovens de Terra Santa. Tenho a certeza de que grandes histórias do município já passaram pelo projeto. Só tenho que agradecer a todos que sempre acreditaram na gente. Vamos sempre seguir com o intuito de gerar impacto social positivo e transformar a realidade dos jovens locais”, comentou Madeira.
O Projeto Esporte na Cidade é realizado pela De Peito Aberto com patrocínio da Mineração Rio do Norte, da Bayer e da White Martins por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e apoio da Prefeitura Municipal de Terra Santa.
Palestra sobre meio-ambiente
O projeto Esporte na Cidade oferece, além das aulas esportivas, educação sobre temas transversais. Durante o evento de lançamento da iniciativa, o Secretário de Meio Ambiente de Terra Santa, Jonas Pessoa, palestrou para os beneficiários. Com o objetivo de conscientizar os jovens, o tema da conversa foi a importância da preservação do meio-ambiente.
Semana estratégica
Durante essa semana, foram realizadas reuniões estratégicas entre a equipe de coordenação do Esporte na Cidade, a Prefeitura de Terra Santa e a comunidade local. O objetivo foi traçar planejamento estratégico para a realização dos próximos 12 meses de atividades da iniciativa.
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Além do Esporte na Cidade, a De Peito Aberto tem outros projetos espalhados pelo Brasil. Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Educa Surf, Educa Skate e Breaking Olímpico são alguns deles, também são viabilizados com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com a ajuda de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Iveco, Grupo CNH, D’Granel, White Martins, MRN e Vale, entre outros.
Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que, nos próximos anos, pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. A De Peito Aberto possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).
Em 2021, o projeto de Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição: depeitoaberto.org.br.