Alunos do projeto Oportunidade Através do Esporte, da Organização Social De Peito Aberto, os gêmeos João Vitor e João Gabriel, de 14 anos, foram integrados aos dois maiores clubes baiano: Esporte Clube Vitória e Esporte Clube Bahia.
O início do sonho dos jovens atletas começou em aulas de futsal em Camaçari, cidade do estado da Bahia. Em 2017, por sugestão do pai, que também é professor na De Peito Aberto, entraram para o projeto participando das aulas de futebol de campo realizadas em Mata de São João, Praia do Forte. “Eles gostavam de treinar, gostavam do professor Marcelo, não faltavam em um treino. Ficaram encantados com toda estrutura que o projeto oferece”, explica Fagner dos Santos Moura, 40, pai dos meninos.
Uma pesquisa realizada pela Centauro, em parceria com Grupo Consumoteca, apontou que 63,8% dos meninos brasileiros sonham em se tornar atletas profissionais. A De Peito Aberto é referência em revelar jovens talentos para o futebol nacional. Atlético-MG, Flamengo, Bahia, América-MG, Goiás foram beneficiados com as promessas.
“Com o apoio de parceiros, a De Peito Aberto oferece toda a estrutura para que a criança possa se desenvolver no esporte, seja no Judô, Skate, Futebol, Vôlei, ou qualquer modalidade oferecida pela Instituição”, explica Hagmar Madeira, que é fundador da De Peito Aberto, instituição que acaba de completar 18 anos.
Um jogo, uma oportunidade
Para os garotos que atualmente moram com a mãe no bairro Dois de Julho, em Camaçari, a oportunidade veio por intermédio de um olheiro do Grupo City, que acompanhava uma partida das jovens promessas. “Após o jogo, ele veio conversar comigo para fazer a avaliação no Bahia”, explica o pai.
Os testes duraram 15 dias. Fagner lembra que, com os convites para voltar aos treinos, a expectativa aumentava. “Eles falavam que estavam gostando do futebol dos meninos, mas que precisam de mais tempo para eles se sentirem mais à vontade no campo”.
Com o “sim” do tricolor baiano, o sofrimento acabou e a felicidade estava completa. “Como pai, por estar sempre presente na vida deles, foi gratificante demais. Era um sofrimento por não ter a resposta e, no dia da aprovação, que nos chamaram e falaram que a partir de agora eles estão integrados ao Bahia, a felicidade foi imensa”, lembra o pai dos garotos.
João Gabriel acabou sendo liberado pelo Bahia, mas em pouco tempo foi integrado ao Vitória, onde já participou de treinos e jogos em sua categoria. Para o pai, que é corintiano, o “Ba-Vi” agora terá um gosto especial. “Vou torcer para os dois jogarem bem”, brinca.
Mesmo com os filhos integrados às atividades de um clube profissional, o pai procura manter os pés no chão e seguir com a atenção voltada para os estudos. “Escola em primeiro lugar, não tem outro pensamento. Prioridade é a escola, ser jogador de futebol é consequência. Agora, o sonho deles é serem jogadores de futebol, e eu, no meu papel de pai, vou incentivar e correr junto com eles”.
Desenvolvido por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras locais, os projetos da De Peito Aberto realizam atividades em escolas públicas e espaços esportivos. Em Mata de São João, local onde os gêmeos participavam das aulas do Projeto, a iniciativa contava com o patrocínio do Tivoli Ecoresort, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com o apoio da Prefeitura de Mata de São João.
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Com mais de 18 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 50 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate, Breaking Olímpico e Esporte na Cidade Norte e Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Iveco, Grupo CNH, White Martins, MRN, Vale, entre outras.
A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.
Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).