O Projeto Educar com Cultura beneficia 720 crianças e adolescentes de Belo Horizonte e Nova Lima, em Minas Gerais, desde agosto de 2022. Os beneficiários participam gratuitamente de aulas de capoeira e percussão. As atividades são realizadas em escolas públicas de ambos os municípios.
Na capital mineira, são beneficiados jovens das escolas José do Patrocínio, Pedro de Alcântara e Padre João Botelho, todas na região do Barreiro. Já em Nova Lima, os participantes são oriundos das instituições José Francisco da Silva, José Brasil Dias, Harold Jones, Dona Antonieta Dias de Souza, Vera Wanderley Dias e Rubem Costa Lima.
Participam do Educar com Cultura crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade. Os participantes fazem aulas gratuitas de capoeira e percussão duas vezes por semana sempre no contraturno escolar. Ao longo dos 12 meses de atividades os alunos recebem, duas vezes, kits de uniformes contendo camisa, bermuda e chinelo.
O diretor presidente da De Peito Aberto, Wenceslau Junior, comemora a realização do projeto. “O Educar com Cultura é uma iniciativa que valoriza as histórias e raízes culturais da nossa sociedade. Esse projeto está transformando a vida de crianças e jovens com música e arte. Estou muito satisfeito com a sua realização”, comentou.
Além das aulas, os beneficiários possuem acesso a eventos como griôs, palestras com temas transversais, apresentações culturais em importantes palcos mineiros, entre outras atividades.
O Projeto Educar com Cultura é realizado pela De Peito Aberto – Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer com patrocínio da Vallourec, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Lima.
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Com mais de 15 de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 50 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate, Breaking Olímpico e Esporte na Cidade Norte e Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Braskem, Iveco, Grupo CNH, Tecnobank, White Martins, MRN, Vale, entre outras.
A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.
Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).