O olhar apaixonado da pequena Diva Yngrid, de nove anos, revela o sentimento de realização quando ela pisa no gramado do Estádio Pituaçu, em Salvador, palco do Projeto Esporte na Cidade, realizado pela organização social De Peito Aberto. Desde 2023, as segundas e quartas-feiras são sagradas para a jovem moradora do bairro de Mussurunga.
Diagnosticada quando tinha um ano e seis meses com autismo moderado, caracterizado pelas dificuldades na comunicação e na interação social, Diva se orgulha de pertencer a uma rede de apoio sólida e de trilhar caminhos enriquecedores, graças ao futebol. A modalidade foi determinante para a evolução do processo de socialização da jovem, que só começou a falar aos quatro anos.
“Eu adoro futebol. Com os treinos, eu passei a me interessar mais pelo esporte. Minha inspiração é o Messi e o que mais gosto nas aulas é de fazer gol”, contou Diva.
A garota começou a praticar o futebol por incentivo de uma amiga. Na época, tinha dificuldades de socialização, não compartilhava brinquedos e, nas palavras da mãe Ivânia, era um pouco birrenta. Precisava de uma atividade que proporcionasse maior interação com colegas, o que não acontecia na escola.
“O esporte é tudo. Ele abre portas e ajuda muitas crianças com dificuldade intelectual. No início, pensei em desistir, porque parecia que não teria jeito. Mas, com o tempo, percebi que a interação social começou a melhorar muito, até mesmo na escola”, relembra Ivânia, de 44 anos.
Os cuidados para que Diva crescesse diante de um mundo de possibilidades em seu horizonte exigiram muita dedicação da mãe, que até quatro anos atrás trabalhava como cobradora de ônibus em Salvador. Saía de casa às 2h30 da manhã. Depois de várias tentativas em planos de saúde e conversas com uma amiga, ela soube do trabalho realizado pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Correu em busca de ajuda e teve o diagnóstico.
“Comecei com várias terapias, ocupando todos os dias na semana, incluindo fonoaudiologia e psicoterapia. Coloquei a Diva na escola para desenvolvimento verbal. Com muito esporte, dedicação e minha presença diária, ela vem melhorando. Estou desempregada há cerca de quatro anos e, com isso, passei a me dedicar somente a ela”, conta a mãe.
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), é uma oportunidade de difundir histórias inspiradoras como a de Diva, bem como informações sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), com o intuito de promover educação sobre a condição e reduzir o preconceito acerca do assunto. Toda a busca de Ivânia por conhecimento deu resultado. Em campo, a garota encanta pelo seu envolvimento com as aulas.
“Hoje, a Diva é uma menina que interage, socializa e brinca. Ela até compartilha seus brinquedos. O projeto modificou totalmente a vida dela através do esporte. Somos muito gratas a essa iniciativa, que socializa tantas crianças e as incentiva a ter autonomia em suas vidas”, comemora Ivânia.
O Projeto Esporte na Cidade oferece, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Livelo e da White Martins, e apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, aulas gratuitas de futebol de campo. As atividades são realizadas duas vezes por semana (às segundas e às quartas-feiras), sempre no contraturno escolar. Com viés educacional, a iniciativa propõe que o esporte seja uma ferramenta de transformação social. Para participar das aulas, as alunas precisam estar matriculadas e frequentes na rede escolar de ensino.
Além do Programa Esporte na Cidade, a De Peito Aberto tem outros projetos espalhados pelo Brasil. Minas Gerais, Bahia, Pará e Rio de Janeiro são os estados atendidos pela instituição, que nos próximos anos pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. Com 19 anos de atuação, a De Peito Aberto já impactou positivamente 65 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Brasil.
As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição: www.depeitoaberto.org.br
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Com mais de 19 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 65 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Educa Skate, Educa Fut e Esporte na Cidade Norte Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Ferbasa, Elo, Bayer, Iveco, Grupo CNH, White Martins, Livelo, D´Granel, Mercado Livre, MRN e Vale entre outros.
A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.