Para ser referência não basta atuar dentro dos tatames, é preciso ir além. Dessa forma, o Projeto Ajudôu promoveu a palestra “O caminho do bem” para os alunos de Nova Lima (MG). A conversa foi ministrada por Marcelo Travassos – judoca, policial civil com formação em direito e neto dos fundadores da Federação Mineira de Judô.
O objetivo do diálogo foi conscientizar e orientar as crianças e os adolescentes sobre os benefícios da prática do judô. Já que a modalidade desenvolve e fortalece o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Além disso, a prática da atividade ajuda também na formação de caráter, onde o praticante vivencia a filosofia do verdadeiro vencedor na vida e nos tatames.
Para alcançar o objetivo acima, Marcelo Travassos apresentou a sua biografia desde a infância e como a prática do judô o ajudou a trilhar um caminho vitorioso. Para Leonardo Costa, coordenador do Projeto Ajudôu, a palestra foi muito produtiva.
“Receber pessoas com uma trajetória de vida encantadora é sempre um benefício a mais para os alunos. Fiquei muito feliz em ver que as crianças não perderam, em nenhum momento, o foco nas palavras do Marcelo. Espero que eles tenham aprendido e percebido como o judô pode ser um norteador positivo para a vida deles”, disse.
As aulas do projeto acontecem às terças e quintas-feiras sempre no contraturno escolar. O objetivo é que as atividades esportivas não interfiram no rendimento escolar do aluno. Participam do Ajudôu 100 meninos e meninas com idade entre 7 e 17 anos, desde que matriculados e frequentes na rede de ensino.
Em Nova Lima, o Projeto Ajudôu é realizado pelo De Peito Aberto (DPA) por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Vallourec e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Lima.