O projeto Esporte na Cidade, em Sete Lagoas (MG), realizou eventos especiais, que marcaram a trajetória dos beneficiários dos bairros Cidade de Deus e Barreiro. As cerimônias de troca de faixas e entrega de uniformes reuniu alunos, familiares e representantes das comunidades, no Próximo Passo e na Capela Bom Jesus, respectivamente. Os eventos celebraram não apenas a evolução técnica dos participantes, mas também os valores de disciplina, respeito e superação que a modalidade ensina.
A troca de faixas, momento mais aguardado do evento, simbolizou o progresso e o esforço dos alunos ao longo do ano. Para muitos, alcançar uma nova faixa representa mais do que o reconhecimento da habilidade técnica: é a consolidação de um trabalho árduo, repleto de dedicação e aprendizado. “Cada faixa é um marco na jornada do judoca, um reflexo do crescimento individual e do espírito de equipe que cultivamos no projeto”, destacou Wenceslau Teixeira, diretor presidente da De Peito Aberto, emocionado com o desempenho dos alunos.
Além disso, a entrega de uniformes foi outro destaque dos eventos. O projeto forneceu, gratuitamente, judoguis (roupas tradicionais do judô), camisa, short e chinelos para os alunos, reforçando o sentimento de pertencimento e profissionalismo entre os participantes. “Esse gesto vai além do material; é um incentivo para que os alunos de Sete Lagoas se sintam valorizados e continuem dedicados ao esporte”, comentou Teixeira.
Realizado pela De Peito Aberto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Projeto Esporte na Cidade, conta com o patrocínio da Iveco e da Livelo, no Cidade de Deus, e da Viena, no Barreiro.
O projeto tem sido um pilar de transformação social na região, promovendo inclusão e oportunidades para crianças e jovens. As cerimônias de troca de faixas e a entrega de uniformes reafirmam o impacto positivo da iniciativa em Sete Lagoas, que segue fortalecendo e preparando cidadãos para os desafios da vida.
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Com mais de 18 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 60 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Educa Skate, Educa Fut e Esporte na Cidade Norte Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Ferbasa, Elo, Bayer, Iveco, Grupo CNH, White Martins, Livelo, D´Granel, Mercado Livre, MRN e Vale entre outros.
A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.
Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.