Contagem – 29 de novembro. Olhos atentos, expressões de ansiedade e muitos gritos a cada ponto do Sada Cruzeiro. Assim foi a manhã deste domingo das garotas do projeto Esporte na Cidade, que assistiram ao clássico entre Sada Cruzeiro e Minas, nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo do Riacho. No final da partida, a melhor parte: encontrar os ídolos na entrega simbólica dos uniformes que serão utilizados nas aulas de vôlei até o fim do projeto.
Realizado pela De Peito Aberto –Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, patrocínio do Sada e apoio da Prefeitura de Contagem, o Esporte na Cidade oferece aulas de vôlei gratuitas para crianças e adolescentes de sete a 17 anos, em Contagem. O material esportivo composto por camisa, short meiões e tênis é oferecido pela organização, sem nenhum custo para as meninas. Para se cadastrar no projeto, a única exigência é a de que a criança esteja devidamente matriculada na escola.
Aproximadamente 50 meninas estiveram no Ginásio para apoiar o Sada Cruzeiro e se encontrar com a comissão técnica e jogadores após a partida. Além do técnico Marcelo Mendez, Laura Mediolli e Marina Mediolli – diretora executiva do Sada Cruzeiro – participaram da entrega de uniformes. Depois, as alunas ainda tiraram fotos com o treinador, com o líbero Serginho e com o ponteiro Filipe.
Responsável por coordenar o projeto em Contagem, o educador físico Glauco Mesquita destaca a importância social da iniciativa. “Muitas dessas garotas estão vindo ao ginásio pela primeira vez. O Esporte na Cidade proporciona este contato com o vôlei, tanto para assistir quanto para jogar. É uma experiência única para muitas delas”, avalia.
As aulas do Esporte na Cidade são realizadas duas vezes por semana, no Ginásio Poliesportivo Tropical, em Contagem, e são conduzidas pelo técnico Hélcio Pinto. Atualmente, 80 meninas são atendidas pelo projeto, mas a meta é de que 150 jovens possam participar das aulas até o encerramento do programa – previsto para agosto do ano que vem.
Esporte na Cidade
O projeto Esporte na Cidade é desenvolvido pela De Peito Aberto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta fundamentalmente com o patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras locais. Desde a sua criação, em 2010, o projeto já atendeu mais de dez mil crianças.
Em Contagem, são oferecidas aulas de vôlei e futsal para crianças e adolescentes entre sete e 17 anos. O projeto também atende as cidades de Belo Horizonte (Barreiro), Brumadinho, Santa Bárbara, Sete Lagoas, Candeias (BA) e Terra Santa (PA).