Copinha

Equipes de Curionópolis e Canaã dos Carajás disputam a 2ª Copinha de Esportes Escolar

A segunda edição da Copinha de Esportes Escolar começou com tudo. Já foram realizadas 51 partidas da competição em três finais de semana de disputas. Sendo 45 jogos em Curionópolis, incluindo o distrito de Serra Pelada, e 6 em Canaã dos Carajás, as duas cidades sedes do torneio. A competição é disputada na modalidade de futsal e conta com a participação de 840 alunos com idade entre 7 e 16 anos. O total de 60 equipes se inscreveram na competição, sendo 30 em cada localidade.

Os primeiros jogos da Copinha foram extremamente movimentados. Já foram marcados 145 gols, uma média de 4,39 gols por partida. A competição é disputada nas categorias sub13 e sub16 masculino e sub16 feminino. Apesar do torneio contar com duas sedes, as equipes jogam apenas contra times da mesma cidade. Os objetivos da competição são a promoção da socialização, a educação, o desenvolvimento do espírito esportivo dos alunos, para lidar com vitórias e derrotas, além de estimular a evolução física e motora dos competidores.

Hian Matheus, 11 anos, de Curionópolis, destacou a necessidade da Copinha para o município. “A Copinha está muito boa. É importante essa competição escolar. Está muito bem organizado”, disse.

A Copinha de Esporte Escolar é realizada pela De Peito Aberto com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta apoio das Prefeituras Municipais de Curionópolis e Canaã dos Carajás.

Sobre a De Peito Aberto

A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.

Com mais de 15 de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 50 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate, Breaking Olímpico e Esporte na Cidade Norte e Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Braskem, Iveco, Grupo CNH, Tecnobank, White Martins, MRN, Vale, entre outras.

A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.

Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).

Visite o Instagram da DPA

Saiba mais sobre os projetos da DPA

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados

Pular para o conteúdo