Do social ao profissional…

O sonho que se sonha junto se torna realidade. Um dos papéis dos projetos sociais é justamente esse: acreditar nos sonhos dos alunos e dar condições para que os mesmos se tornem realidade. Assim, é possível afirmar que o Projeto Esporte na Cidade, realizado na quadra do bairro Tropical, em Contagem-MG, região metropolitana de Belo Horizonte, obteve sucesso com o aluno Higo.

Beneficiário do projeto, o jovem foi inscrito pelo Minas Tênis Clube na Liga Nacional de Futsal, principal competição brasileira da modalidade. Antes de chegar a um dos mais tradicionais clubes do Brasil, o Higo participou durante três anos do Projeto Esporte na Cidade, onde realizou, gratuitamente, aulas de futsal.

 

Para Gabriel Abreu, professor de Higo em Contagem, o jovem soube usar a estrutura do projeto para se destacar e mostrar o potencial dentro e fora de quadra. “O Higo sempre foi muito tranquilo. Sempre gostou muito de treinar, não faltava aos treinos. Tanto que se destacou na parte técnica, tática e de entendimento do jogo. Ele sempre usou isso para ajudar os outros alunos do projeto. Sempre vi ele cooperando e ajudando os colegas. Acredito que o Projeto Esporte na Cidade proporcionou a ele a oportunidade de ver uma modalidade em que ele é bom e, assim, abrir portas para trilhar uma carreira”, revelou Gabriel.

Além das aulas, o projeto oferecia a Higo todo material para a realização das atividades, como kit de uniformes, e demais materiais esportivos para realização das aulas. Higo é grato. “O projeto ajudou em diversos fatores, como respeitar o próximo sempre, não chegar atrasado nos lugares, querer evoluir e melhorar sempre, a colocar os estudos em primeiro lugar. Também me ajudou dentro das quadras com os fundamentos, com as noções de jogo e outros fatores”, disse o jovem.

Chegada ao Minas

O jovem atleta chegou ao Minas após disputar o Campeonato Mineiro Sub-17 pelo Olympico, outro tradicional clube da capital mineira. Foi durante o torneio que o técnico do Minas Tênis Clube, Peri Fuentes, observou o jovem atleta.

“O Higo chegou ao clube em 2021. Analisamos ele na disputa do Campeonato Mineiro Sub-17 do ano passado. Ele veio para Sub-20 do Minas, mas pelo comprometimento, pela qualidade, pelo potencial demonstrado, apesar de ter pouca idade e de estar ainda um pouco acanhado, já sentimos que ele evoluiu. Daí, dentro de um processo normal, ele passou a fazer parte do time adulto”, destacou Peri.

O técnico minastenista é um entusiasta dos projetos sociais. O profissional acredita que esse tipo de iniciativa abre portas para futuros atletas, como foi o caso de Higo.

“Os projetos sociais são extremamente importantes. Normalmente, é nesses locais ou nas escolas que os atletas dão os primeiros passos na modalidade. Surgem muitos talentos. Principalmente por ter o contato direto com a modalidade de uma forma mais leve, mais irreverente. Sem tanta preocupação com questões táticas. É um atleta que não tem nenhum histórico comportamental. Pelo contrário, é muito educado dentro e fora da quadra.”

Realizado pela De Peito Aberto, o Projeto Esporte na Cidade, Contagem, tem patrocínio do SporTV, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados