A De Peito Aberto realizou testes coordenativos com os alunos do Projeto Esporte na Cidade, em Sete Lagoas (MG). As atividades foram realizadas no Próximo Passo, no bairro Cidade de Deus, e no Salão Paroquial da Capela Bom Jesus, no Barreiro.
Os testes foram divididos em três estações de atividades. Em cada uma delas foi exigida do beneficiário uma capacidade motora: equilíbrio, manuseio com os pés, manuseio com as mãos e realização de tarefas simultâneas. Os testes coordenativos fazem parte do plano pedagógico e da metodologia de trabalho da De Peito Aberto, organização responsável pela execução do Projeto Esporte na Cidade.
O objetivo dos testes coordenativos é avaliar o desenvolvimento dos alunos ao longo do ciclo de atividades do Esporte na Cidade. As atividades serão repetidas no segundo semestre de 2023. Após a realização serão comparados os resultados para ver a evolução de cada aluno.
O diretor-presidente da De Peito Aberto, Wenceslau Teixeira, comentou sobre a importância da realização dos testes. “Os projetos da De Peito Aberto são muito mais do que colocar os alunos para praticar esportes. Nossas atividades englobam também avaliar se a prática esportiva tem sido um fator de mudança na vida do beneficiário”, disse.
Em Sete Lagoas, o projeto é realizado pela De Peito Aberto com patrocínio da Iveco (Cidade de Deus) e da Viena (Barreiro) por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. São ofertadas aulas gratuitas de judô em cada uma das localidades. As atividades são realizadas duas vezes por semana, sempre no contraturno escolar para que o aluno possa conciliar os estudos com a prática esportiva.
Projeto Esporte na Cidade
O Esporte na Cidade, mais longevo projeto incentivado em execução no Brasil, já está no décimo primeiro ano consecutivo de execução. Ao todo, já foram beneficiados mais de 17 mil crianças e adolescentes em quatro regiões do Brasil. Atualmente, o projeto possui locais de execução nos estados de Minas Gerais, Bahia e Pará.
Saiba mais sobre os projetos da DPA