A De Peito Aberto realizou, nesta terça-feira, dia 27/06, na Casa do Educador, em Nova Lima (MG), os eventos de encerramento do Projeto Educar com Cultura. Participaram da cerimônia os alunos beneficiados pela iniciativa com aulas gratuitas de percussão e capoeira. Em formato de festival, o evento contou com a presença de familiares dos beneficiários, de diretoras de escolas e de Pedro Dornas, Secretário de Educação de Nova Lima.
O evento teve início com apresentações de maculelê e puxada de rede, em que os alunos do Educar com Cultura puderam demonstrar todo o aprendizado de duas importantes culturas do estado de Minas Gerais. Após esse momento, os beneficiários fizeram uma grande roda de capoeira com muito gingado e alegria. Entre uma apresentação e outra, os alunos da percussão tocaram diversas músicas, que deixaram o público em êxtase. O festival teve a participação dos mestres Dunga e Pantera, e do capoeirista “Falador”, nome pelo qual é conhecido no universo da capoeira, e de Gilbert Santos, tradutor de libras.
Para Rosilene Torres, de 45 anos, mãe da aluna Vitória Torres, o Educar com Cultura é um projeto que traz educação, alegria e desenvolvimento para os alunos. “O Educar com Cultura é um projeto muito bacana. Para mim, como mãe, tem sido um prazer muito grande ver o desenvolvimento da Vitória e das coleguinhas. É muito gratificante ver que elas estão muito felizes em participar das atividades”, disse.
O Projeto Educar com Cultura beneficia 500 alunos entre 6 e 17 anos. As atividades da iniciativa são realizadas nas escolas Dona Antonieta, Harold Jones, José Francisco, José Brasil Dias, Rubem Costa Lima e Vera Wanderley Dias.
O Educar com Cultura é realizado pela De Peito Aberto – Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer com patrocínio da Vallourec, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Nova Lima.
Sobre a De Peito Aberto
Idealizada por um grupo de atletas, profissionais e entusiastas do esporte, a De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer é uma organização social, que foi criada com o intuito de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura, promovendo a integração de instituições públicas e privadas, conceituando novas ideias e concretizando relações profissionais. Em 16 anos de história, são mais de 50 mil vidas transformadas pela instituição por meio de mais de 35 projetos em mais de 50 cidades brasileiras. Veja mais: https://depeitoaberto.org.br/