A De Peito Aberto, uma das principais organizações de inclusão social através do esporte no Brasil, acaba de lançar o projeto Educa Skate, uma iniciativa inovadora que pretende transformar a realidade de 250 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.
Com o foco na prática do skate, o projeto abrange as cidades de Belo Horizonte (MG), Governador Valadares (MG), Lauro de Freitas (BA) e São João da Barra (RJ), proporcionando aos jovens muito mais do que um novo hobby: uma oportunidade de inclusão, desenvolvimento social e pessoal.
O Educa Skate se destaca pelo seu impacto social, pois todos os participantes recebem uniformes completos e skates gratuitamente, garantindo que cada criança e adolescente tenha as condições adequadas para iniciar a prática esportiva com segurança e dignidade.
Ao proporcionar um ambiente de igualdade, a De Peito Aberto busca remover barreiras sociais e financeiras que muitas vezes limitam o acesso ao esporte.
O skate, uma modalidade que vem crescendo em popularidade e que foi recentemente incluída nas Olimpíadas, traz uma abordagem dinâmica e acessível, permitindo que esses jovens expressem sua criatividade, ganhem autoconfiança e desenvolvam habilidades físicas e mentais.
A implementação deste projeto não seria possível sem o apoio de grandes empresas comprometidas com o desenvolvimento social. Águas de Valadares, Construtora Barbosa Mello, Ferroport, Porto Contegipe e TechnipFMC são as patrocinadoras que, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, viabilizam o projeto.
A contribuição dessas empresas vai além do financiamento: elas estão investindo no futuro de centenas de jovens, oferecendo a eles a chance de se conectarem com o esporte de forma profissional, ao mesmo tempo em que promovem cidadania e bem-estar nas comunidades onde atuam.
Além do aspecto esportivo, o Educa Skate visa ser uma ferramenta poderosa de transformação, proporcionando aos jovens um espaço onde possam aprender valores essenciais como disciplina, perseverança, cooperação e respeito às diferenças.
O projeto também visa despertar novos talentos que, com o tempo, poderão competir em níveis maiores, elevando o nome de suas cidades no cenário do skate nacional.
Wenceslau Madeira, fundador presidente da De Peito Aberto, reforça que o projeto Educa Skate não é apenas sobre o esporte em si, mas sobre a construção de oportunidades. “Acreditamos que o esporte é um meio de transformação social. O skate, em especial, por ser um esporte democrático, acessível e urbano, tem o poder de envolver a juventude de forma profunda, proporcionando tanto diversão quanto disciplina. Queremos ver esses jovens crescerem não só como atletas, mas como cidadãos”.
Com o projeto Educa Skate, a De Peito Aberto reafirma sua missão de democratizar o acesso ao esporte e investir no desenvolvimento de futuras gerações, criando pontes entre o esporte e a educação para transformar vidas e comunidades em todo o Brasil.
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Com mais de 18 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 60 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Educa Skate, Educa Fut e Esporte na Cidade Norte Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Ferbasa, Elo, Bayer, Iveco, Grupo CNH, White Martins, Livelo, D´Granel, Mercado Livre, MRN e Vale entre outros.
A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.
Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).