A cidade de Pojuca ganha um novo capítulo em sua história com o início oficial do Projeto Esportes Olímpicos para Todos, uma iniciativa que promete impactar comunidades urbanas, promovendo inclusão, educação e desenvolvimento por meio da paixão pelo skate. A cerimônia de lançamento foi realizada nessa quinta-feira, no auditório da Secretaria de Educação de Pojuca.
Estiveram presente na cerimônia o prefeito do Pojuca, Duda Leite, o juiz Dr. Yago Daltro Ferraro Almeida, o presidente da câmara dos vereadores, Reginaldo Cardoso, o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Eduardo Abreu de Oliveira, e o diretor industrial da Ferbasa, Oseias Rocha Fiau.
Com um olhar voltado para o futuro, o Projeto Esportes Olímpicos para Todos não se limita a ser apenas uma iniciativa para jovens skatistas aprenderem novas habilidades. É um movimento que une apaixonados por skate e entusiastas da cultura urbana para transformar vidas e ambientes.
Para Hagmar Madeira, fundador da De Peito Aberto, o projeto será uma nova oportunidade para incluir jovens nas atividades esportivas. “O Esportes Olímpicos para Todos tem como um dos pilares a inclusão e a diversidade. A ideia é proporcionar um espaço democrático, onde todos, independentemente de idade, gênero ou habilidade, possam sentir-se parte de uma comunidade unida pelo skate. Através de atividades inclusivas, o projeto visa abrir portas e criar oportunidades para todos os beneficiários”, disse Madeira.
A iniciativa promoverá aulas gratuitas de skate para 50 jovens do munícipio. As atividades serão realizadas na Praça Durvaltércio de Aguiar, em frente à Escola Municipal Dalva Pinto, duas vezes por semana. Sempre no contraturno escolar para o beneficiário conciliar as atividades esportivas com a rede regular de ensino. Podem participar do projeto crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos de idade.
ENTREGA DE UNIFORMES
Durante a cerimônia de lançamento, os beneficiários matriculados nas aulas de skate receberam gratuitamente camisa, short, tênis, capacete, itens de segurança e o skate para utilização nas atividades do projeto.
O Projeto Esportes Olímpicos para Todos, em Pojuca, é realizado pela De Peito Aberto com patrocínio da Ferbasa, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e apoio da Prefeitura de Pojuca.
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Além do Esporte na Cidade, a DPA tem outros projetos espalhados pelo Brasil. Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate e Breaking Olímpico são alguns deles, também são viabilizados com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com a ajuda de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Braskem, Iveco, Grupo CNH, Tecnobank, White Martins, MRN e Vale, entre outros.
Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que, nos próximos anos, pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. A DPA possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).