Uma viagem de aproximadamente 2.528 km levará 1 tonelada de material esportivo para a Região Norte do país, sem gerar nenhuma emissão de poluentes, graças à logística de carbono zero. O caminhão 100% elétrico, operado pela Zero Carbon Logistics, sairá de Belo Horizonte, Minas Gerais, e seguirá diretamente para os projetos sociais da Instituição De Peito Aberto, uma organização social dedicada a promover o esporte, a educação, a saúde e a cultura. Aproximadamente 1.200 crianças serão beneficiadas com uniformes para a prática esportiva.
A Zero Carbon, líder global em soluções logísticas sustentáveis, realizará o transporte do material. Reconhecida por ser a empresa de logística mais sustentável do mundo, a Zero Carbon compensa 100% do carbono gerado em suas operações e possui uma frota com veículos 100% elétricos, alinhando-se às melhores práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).
Para Wenceslau Madeira, diretor e co-fundador da De Peito Aberto, a logística para esse tipo de trabalho vai ao encontro dos objetivos da instituição, que atua como importante canal para empresas que pretendem adotar práticas ESG. “A ação mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a construção de um futuro melhor para as próximas gerações”, explica Madeira.
Um dos locais atendidos pela instituição é o Ginásio Bráulio Nelson da Conceição, localizado em Terra Santa, cidade paraense pertencente à mesorregião do Baixo Amazonas. Em um pouco mais de 13 anos de atuação em comunidades da região, a iniciativa já beneficiou mais de 5 mil crianças e adolescentes.
O Esporte na Cidade, como é conhecido o projeto, promove atividades e apresentações em escolas públicas e espaços esportivos para a iniciação de crianças em esportes como basquete, vôlei e futebol, entre outras modalidades. Além de Terra Santa, Parauapebas, Porto Trombetas (comunidades quilombolas de Moura e Boa Vista), Canaã dos Carajás, Marabá e Curionópolis estão entre as cidades beneficiadas pelo projeto que atende mais de 500 crianças por ano.
A De Peito Aberto é referência em captação via Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Por meio dos recursos provenientes de renúncia fiscal e apoio de empresas parceiras, a entidade já transformou a vida de mais de 60 mil crianças nos locais onde organiza e realiza seus projetos.
Para a ação, a instituição contou com o apoio das empresas Vale, White Martins, Mineração Rio do Norte e Elo.
A De Peito Aberto possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Com mais de 18 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 60 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Educa Skate, Educa Fut e Esporte na Cidade Norte Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Ferbasa, Elo, Bayer, Iveco, Grupo CNH, White Martins, Livelo, D´Granel, Mercado Livre, MRN e Vale entre outros.
A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.
Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).