Com o objetivo de contribuir com a educação e incentivo ao esporte, a organização social De Peito Aberto acaba de completar 17 anos de atuação. Neste período, a instituição já beneficiou mais de 50 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica no País.
A experiência no setor também trouxe melhorias no quesito gestão de projetos. Hoje, a De Peito Aberto conta com o apoio da tecnologia para coleta de informações das crianças que fazem parte do projeto.
As avaliações físicas são registradas periodicamente. Com o cruzamento dos dados, é possível acompanhar a evolução de cada atleta. Questões como frequência dos alunos, relatórios, planejamento de aulas, estrutura, informações de vagas disponíveis, entre outras informações também ficam disponíveis no sistema.
Hoje, a De Peito Aberto conta com mais de 7 mil alunos cadastrados. “Além dos beneficiários, o software é fundamental para termos o acompanhamento de cada projeto realizado pela De Peito Aberto, o que ajuda também para a nossa prestação de contas”, explica Wenceslau Júnior, diretor presidente da De Peito Aberto.
A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Um dos espaços utilizados pela De Peito Aberto é a Arena Independência, em Belo Horizonte. O estádio do América-MG, que está localizado no bairro do Horto, abre suas portas para aulas de futebol para meninas entre 7 e 17 anos de idade. Em atividades desde 2019, o projeto denominado Esporte na Cidade já beneficiou mais de 400 crianças e adolescentes da região. A iniciativa ainda viabiliza a entrega do uniforme completo com camisa, short, meião e chuteira.
Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
Um dos espaços utilizados pela organização social é o Centro de Treinamento de Praia do Forte, que está localizado em Mata de São João, a 56 km de Salvador (Bahia). Construído para a Copa do Mundo de 2014, o local que foi sede para a seleção da Croácia, hoje atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade para aulas de Futebol de Campo (feminino e masculino).
Além do Esporte na Cidade, a De Peito Aberto tem outros projetos espalhados pelo Brasil. Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate, Breaking Olímpico são alguns deles que também são viabilizados com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com a ajuda de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Braskem, Iveco, Grupo CNH, Tecnobank, White Martins, MRN, Vale, entre outras.
Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que nos próximos anos pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. A De Peito Aberto possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).
As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição: depeitoaberto.org.br/
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Com mais de 15 de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 50 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate, Breaking Olímpico e Esporte na Cidade Norte e Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Braskem, Iveco, Grupo CNH, Tecnobank, White Martins, MRN, Vale, entre outras.
A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.
Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).