Cidade Administrativa vive espírito olímpico na 6ª Olimpíada do Superação


IMG_8551
Belo Horizonte – 03 de dezembro. O espírito olímpico tomou conta da Cidade Administrativa – palco da cerimônia de abertura da 6ª Olimpíada do projeto Superação – nesta quarta. Aproximadamente 660 adolescentes (60 de cada unidade), em cumprimento de medida socioeducativa provisória e de internação, terão a oportunidade de disputar a Olimpíada, que será encerrada no dia 29 de janeiro. Durante a competição, os adolescentes disputarão partidas de peteca, badminton, voleibol, handebol, basquete, streetball, judô, xadrez, tênis de mesa, futebol society, futsal dos adolescentes e futebol dos agentes.

O evento de abertura contou com a participação das unidades, representadas pelos adolescentes, agentes e diretores. Na mesa, estiveram o subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Antônio dos Anjos; o superintendente de Gestão das Medidas de Privação à Liberdade, Bernardino Cunha; o coordenador geral do projeto Superação, Wenceslau Madeira e os jogadores da equipe de basquete do Decisão Engenharia / Minas Tênis Clube, Adriano Júnior, Lourival Peres e Lucas Rosniak.

Como parte da exibição, as modalidades escolhidos para o evento foram: peteca, badminton, tênis de mesa, basquete e xadrez. A partir da próxima semana, iniciam os jogos valendo o Troféu de Campeão Geral da 6a Olimpíada Superação entre os doze centros socioeducativos que participam da competição: CSE São Jerônimo, CEAD Lindeia, CSE Sete Lagoas, CSE Santa Helena, CSE Santa Clara, CSE Horto, CSE Santa Terezinha, CSE Andradas, CSE Justinopolis, CEIP Dom Bosco, CEIP São Benedito e CEIP Sete Lagoas.

Para Bernardino Cunha, o fato de os alunos poderem se deslocar de uma unidade à outra para jogar as partidas serve para quebrar o preconceito de que o adolescente em cumprimento socioeducativo não pode deixar a unidade.

“Muita gente acha que o adolescente tem que ficar privado de sua liberdade, que ele não pode se locomover pela cidade e nem pela comunidade. No momento em que eles interagem com outros adolescentes de outras unidades ou visitam algum ponto da cidade é possível que a gente observe sua trajetória de recuperação para que possamos liberá-lo para a convivência em sociedade novamente”, explica.

6ª Olímpiada

A Olimpíada do projeto Superação, promovida pela De Peito Aberto – Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, por meio da Secretaria de Defesa Social e da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas, é um evento de caráter esportivo e educativo que tem como objetivo representar o encerramento de todo o trabalho desenvolvido nas unidades durante o ano.

“No dia a dia, o Superação tenta aproximar os adolescentes do esporte para que ele sirva de ferramenta para ajudar na ressocialização desses jovens. Contamos com a colaboração e empenho de muita gente para que este projeto seja executado dia após dia nas unidades. A realização da Olimpíada coroa mais um ano de muito trabalho do Superação no sistema socioeducativo”, comemora Wenceslau Teixeira.

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados

Pular para o conteúdo