Para ir além das aulas dentro do tatame, o Projeto Ajudôu realizou, nesta quarta-feira, em Betim, a palestra “Judô um estilo de vida”, para os alunos beneficiados pela iniciativa. O diálogo, realizado no CRAS Jardim Perla, foi ministrado pelo Sensei Wesley Lopes da Silva, mestre de Judô e professor de Educação Física.
O objetivo da palestra foi conscientizar os alunos do Projeto Ajudôu de que o judô possui fundamentos teórico-técnicos e psicossociais como a ética, a harmonia, a paz, a união, o trabalho em equipe, o respeito, o equilíbrio, o espírito de competitividade, a coordenação motora e a concentração. Visto que essas habilidades proporcionadas são essenciais para a formação dos seres humanos principalmente na primeira fase da vida, primordial para o desenvolvimento das outras fases.
As aulas do projeto acontecem às segundas e quartas-feiras sempre no contraturno escolar. O objetivo é que as atividades esportivas não interfiram no rendimento escolar do aluno. Participam do Ajudôu 100 meninos e meninas com idade entre 7 e 17 anos, desde que matriculados e frequentes na rede de ensino.
Em Betim, o Projeto Ajudôu é realizado pelo De Peito Aberto (DPA) por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio da MaterDei e apoio da Prefeitura Municipal de Betim por meio da Secretaria de Assistência Social.