A semana começou com uma atividade diferente para os alunos do Projeto Ajudôu, em Betim (MG). Os beneficiados pela iniciativa tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra “Movimentar é viver”, ministrada por Graciela Mitre Costa, enfermeira intensivista neonatal e pediátrica, pós-graduada em oncologia pediátrica e adulta.
O objetivo da conversa foi conscientizar as crianças e os adolescentes, alunos do Projeto Ajudôu sobre a Importância da prática de atividades físicas para o bem-estar e a saúde. Além disso, mostrar que o corpo em constante movimento e harmonia tanto física, como mental contribui para o correto funcionamento das funções corporais. Essa prática configura-se essencial para a formação dos seres humanos principalmente na primeira fase da vida, primordial para o desenvolvimento e manutenção salutar das outras fases.
As aulas do projeto acontecem às segundas e quartas-feiras sempre no contraturno escolar. O objetivo é que as atividades esportivas não interfiram no rendimento escolar do aluno. Participam do Ajudôu 100 meninos e meninas com idade entre 7 e 17 anos, desde que matriculados e frequentes na rede de ensino.
Em Betim, o Projeto Ajudôu é realizado pelo De Peito Aberto (DPA) por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Rede Mater Dei e apoio da Prefeitura Municipal de Betim por meio da Secretaria de Assistência Social.